sábado, 27 de agosto de 2011

A Energia Nuclear


Primeiramente olá a todos. O texto a seguir foi feito por mim para um trabalho escolar. O tema por mim escolhido foi a energia nuclear, que estava em bastante destaque graças aos acidentes nas usinas de Fukushima. Esse texto expressa a minha opinião sobre a questão, e por devaneio resolvi postá-lo aqui. Queria agradecer a minha colega e também amiga, que teve a paciência para revisar este texto e dar algumas de suas valiosas opiniões. Obrigado! ^^

A Energia Nuclear

A questão energética mundial é um tema que está sendo intensamente discutido desde o acidente na usina de Fukushima, no Japão. A energia nuclear se mostrou mais uma vez uma alternativa perigosa, mas que traz algumas soluções em curto prazo.

Essa forma de energia é dita limpa. Isso ocorre graças ao fato dela não emitir gás carbônico, o principal poluente atmosférico. Porém, ela produz resíduos radioativos perigosos. Tais subprodutos devem ser armazenados de forma onerosa por milhares de anos, até não apresentarem mais riscos. Além dos problemas com os restos do processo de fissão nuclear (método usado na geração da energia nessas usinas), ainda há os riscos de acidentes. A história nos mostra que estes remotos acontecimentos, de fato, acontecem, trazendo grandes danos a população e a biosfera nas imediações.

O alto custo de construção da usina, somado aos riscos associados, não valem o benefício. O resultado são usinas que funcionam 60% do tempo, operam em média somente 40 anos e não fornecem energia elétrica a um preço muito competitivo. Sua única vantagem é a ausência da emissão de gás carbônico. Mas será que essa é a solução?

A resposta é não. Devem-se procurar soluções mais eficientes e menos arriscadas. Todos os riscos associados à usina e seus resíduos nos mostram que a energia nuclear não é o futuro. Talvez essa tecnologia ajude a ganhar tempo para pensarmos em outras formas de gerar energia sem poluir a atmosfera. Mas também não podemos expor a população e o meio ambiente a altos riscos desnecessários. Quem sabe a energia nuclear seja a energia do amanhã, mas minhas apostas no futuro residem em duas alternativas: eólica e solar. Esses meios são, de fato, limpos e sem riscos.


Velhas lembranças de Chernobyl...

Nenhum comentário:

Postar um comentário