quarta-feira, 4 de maio de 2011

Resistência vs. Resistor


É muito comum ouvirmos em resistência de um chuveiro ou de uma torneira. Esse termo é tão comum, tão popularizado, que ele é largamente empregado no cotidiano. Hoje vamos dar uma de dicionário e esclarecer algumas dúvidas sobre o uso dessas e de algumas outras expressões, e seus verdadeiros significados.

Resistor é um componente elétrico passivo, que transforma a energia elétrica em energia térmica (calor). O que comumente chamamos de resistência de um chuveiro é um resistor, em geral feito por um fio de uma liga metálica de níquel-cromo. Porém o termo resistência é tão largamente empregado, que falar de resistor de um chuveiro pode, à primeira vista, parecer estranho para quem não conhece o termo.

Termos populares, como resistência, voltagem e amperagem são tão utilizados que estão não só na cabeça do povo, mas até mesmo em dicionários! Isso explica por que muita gente considera seu uso correto, porém ele não o é.

O que se chama comumente por voltagem se refere à tensão elétrica (ou diferença de potencial) entre dois pontos. Ela acabou sendo conhecida por voltagem por causa de sua unidade de medida, o Volt, que foi dada em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Mas vamos a uma analogia: Uma unidade de volume é o Litro (que equivale a milésima parte do metro cúbico). Porém é errado falar em litragem de uma caixa d'água, por exemplo. Do mesmo modo é incorreto se falar em voltagem.


Com a "amperagem" acontece a mesma coisa. O termo foi criado graças a unidade de medida da corrente elétrica ser o Ampere, que foi dado em homenagem ao físico francês André-Marie Ampère. Mas podemos usar uma analogia semelhante a anterior para compreendermos que o uso da expressão Amperagem é incorreta.

Enfim iremos falar da resistência. O termo, que normalmente é usado para se referir ao resistor, se refere a uma propriedade física dos materiais, chamada resistência elétrica. Resistência é, na verdade, a oposição que um corpo oferece a passagem de corrente elétrica. Essa oposição é dada pela sua estrutura atômica. Sabendo que resistência é uma característica, fica claro que não é correto chamar o resistor de resistência, já que o segundo é uma propriedade do primeiro.



Os termos comentados acima são incorretos do ponto de vista técnico, porém são tão largamente utilizados que é importante conhecê-los. E era justamente esse o objetivo deste post. E por hoje era isso, até semana que vem com um novo post. Abraço e se cuidem.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Espero que continue gostando das outras coisas do blog. Abraço.

      Excluir
  2. Deu para compreender obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, consegui compreender perfeitamente, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. hj fui compra um resistor pro chuveiro, a mulher falou "aa resistência q vc ker" fikei com dó de corrigi-la! ahshahshhhashahs

    ResponderExcluir
  6. hj fui compra um resistor pro chuveiro, a mulher falou "aa resistência q vc ker" fikei com dó de corrigi-la! ahshahshhhashahs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal..gostei..vou add o site aos meu favoritos

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Bastante coisa aí eu sabia,mas eu pesquisei o assunto justo para complementar o estudo. Posso dizer que parte disso me ajudou um bocado.

    ResponderExcluir
  9. Bacana.. só para complementar.. ao invés de falar "amperagem" fale corrente!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, o conceito foi bem aplicado aqui, aonde o resistor é o elemento e resistência é a unidade.

    ResponderExcluir