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sexta-feira, 6 de maio de 2011
Uma Visão da Matemática
Bom dia, tarde ou noite a todos que, por algum motivo, estão lendo este post. Hoje eu quero falar para vocês um pouco sobre a relação entre a matemática e o mundo da eletricidade. Por que ela é importante? Ela é de fato importante? E qual a sua importância? Essas são as perguntas que eu comentarei no post de hoje.
Primeiro eu devo falar que a matemática não é muito diferente de um esporte. Pode se praticar matemática em vários níveis diferentes. Pode se fazer só por lazer, com em alguns jogos e brincadeiras. Pode se praticar em um nível profissional, entrando no mundo da matemática "pesada". Ou podemos usar essas habilidades para a execução de tarefas em outras áreas. Um exemplo disso são pessoas que trabalham com o mercado financeiro, fazendo projeções que, de certa forma, são modelos matemáticos que tentam prever o comportamento de um sistema com o decorrer do tempo.
E é justamente essa última parte que nos interessa. Fazer projeções e modelos que nos permitam estudar e compreender o funcionamento de um circuito ou de um componente. A matemática funciona por que, apesar de parecer complicada, é o jeito mais simples e lógico de descrever o comportamento de um circuito. Com ela é possível formular expressões que funcionam para todos os casos. Um exemplo disso é a Lei de Ohm, que funciona sempre que aplicamos uma tensão a um resistor ôhmico.
E não há como fugir disso. Para se trabalhar com eletricidade é preciso entender seu comportamento. E para isso se faz necessário o uso da matemática. Olhando por esse lado, podemos considerar a matemática como uma ferramenta, que é tão importante quanto um alicate ou um multímetro. E não basta possuir a ferramenta. É necessário saber usá-la e manuseá-la com habilidade.
Mas é justamente aí que a coisa complica. Para se trabalhar bem com a matemática é preciso ter familiaridade com ela. E para conseguir essa afinidade com ela só há um jeito: passando algum tempo com ela! Nesse ponto vamos deixar de ver a matemática como uma ferramenta e passar a vê-la como uma pessoa. Para conhecê-la é preciso passar um tempo com ela, dedicar-se a ela. E conforme você faz isso, ela vai lhe revelando seus segredos, até que, quem sabe um dia, ela possa se tornar uma grande amiga, e não mais uma inimiga que só complica a sua vida.
Outra coisa que creio que dificulta muito o aprendizado da matemática é que ela também se assemelha a uma construção. Ela vai se desenvolvendo andar por andar e, se um deles estiver mal estruturado, todo o prédio pode desabar. Muitas vezes, na matemática, há conceitos interligados, onde o entendimento de um depende do entendimento de outro. Algumas vezes será necessário voltar e estudar algo que ficou faltando lá no começo. E se isso não for feito, o problema cresce como uma bola de neve. Por isso uma dica é não ter preguiça de, caso necessário, voltar para consertar as bases. Se não...
Primeiro tratamos a matemática como um esporte, depois como uma ferramenta, como uma amiga e por fim como uma construção. Mas o que ela é de fato? Ela não é nada disso. Se eu tivesse que definir o que significa a matemática, eu diria que é um valoroso empreendimento do intelecto humano em busca do conhecimento. Uma jornada que começou com o nascimento da humanidade e continua até hoje. Como disse meu colega de aula e revisor deste texto, isso é maluquice. Mas sem um pouco de maluquice é impossível encarar a matemática. Então desejo muita maluquice a todos. Por que quem gosta de matemática, só pode ser louco...
Por fim queria deixar um agradecimento ao meu colega Leonardo (meu xará) que revisou o texto para mim, apesar de ele (infelizmente) nunca ler este blog. Abraço a todos e até a semana que vem. Se cuidem e estudem bastante.
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