sexta-feira, 6 de abril de 2012

Considerações de Projeto


Este post faz considerações referentes ao projeto apresentado no post "Fonte de Alimentação Simples".

Primeiro, montei a fonte em PCI e abaixo está a imagem da placa já concluída.



Porém houve um inconveniente. O projeto é de uma fonte de 12V para 3A, que alimentará um amplificador que utiliza o um TDA-2003. Este circuito pode ser alimentado com tensões entre 8 e 18V. O Trafo para 3A que tenho é de 6+6V. Porém usando as saídas, ao invés de obter 12Vrms eu obtenho algo próximo de 13Vrms. Com isso, a saída da minha fonte acaba sendo cerca de 17V. O que já considero elevado para este projeto. Usando a saída de somente 6Vrms obtive na saída da fonte uma tensão por volta de 7V, o que é insuficiente.

Como eu tenho a necessidade de usar o transformador de 3A, eu terei que fazer um circuito com a etapa de regulação de tensão para usar com este mesmo transformador. Como a corrente é excessiva, não será possível utilizar a família de reguladores 78XX, que são fabricados para apenas 1A. Por isso eu irei projetar o circuito cuja etapa de regulação usa componentes discretos...

Ahhh, mas olha só, quem existe sempre aparece. Achei o regulador LM350 que funciona exatamente igual ao LM317 mas sua saída aguenta até 3A. Será que esse carinha caiu do céu? Não sei, mas vou aproveitá-lo. Vamos dar uma olhada no circuito após o upgrade:



Cara, tenho que dar um jeito de botar umas imagens com qualidade melhor. Meu sistema de printscreen + paint edition tá uma bosta mesmo...

Enfim. Já montei o carinha acima. Os componentes estão calculados para 12V. A foto do circuito pode ser vista abaixo.



E a placa dá os 12V. Não puxei os 3A pra ver se a porra toda não explode, mas confio no fabricante. O DataSheet diz que aguenta, então seja o que fabricante quiser.

Agora o passo final dessa empreitada. Finalmente o projeto e construção do amplificador. Pelo menos o projeto faço nesse feriado da Páscoa. E, queria deixar uma feliz páscoa para todos. Que vocês ganhem muito chocolate. Abraço e se cuidem.

2 comentários:

  1. Boa tarde brother, estou preparando um carro de um cliente. tenho que fazer um booster com e estágios acionando pelo mesmo botão "no caso seria a chave de farol alto" a cada piscada acionaria uma pressão e acenderia um led, já tenho as 3 solenoides de ar .
    Sera que poderia me ajudar.
    corrente 12v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na medida do possível, posso te ajudar. Mas preciso que você especifique melhor o projeto que você quer implementar.
      O que você já tem pronto e o que você precisa montar.
      Abraço.

      Excluir