sábado, 28 de abril de 2012

Potenciômetros e Trimpots



   Olá galera. Tudo bem com vocês? Hoje quero falar um pouco sobre esse componente importante e conhecido. O resistor variável conhecido por potenciômetro. Também abordarei o não tão popular trimpot, que se comporta de maneira parecida, mas tem outras utilidades. Vamos lá então!

   Falarei aqui sobre os potenciômetros analógicos, então que fique subentendido que, ao me referir ao potenciômetro, será o analógico. O potenciômetro não passa de um componente elétrico que possui uma resistência variável. Ele possui três terminais, sendo que a resistência máxima se encontra entre os dois da extremidade. Entre um dos terminais da ponta e o do meio se encontra a resistência que é variável através do deslocamento de um cursor. Suponhamos um potenciômetro de resistência nominal (máxima) de 10 \(k\Omega\). Se entre o terminal de uma ponta e o central eu tenho 6 \(k\Omega\), entre o terminal central e o da outra ponta eu terei os 4 \(k\Omega\) restantes.

   Os potenciômetros analógicos são compostos por uma pista de material resistivo, como filme de carbono. O eixo central possui um contato com esta pista, que conforme desliza altera a resistência, devido a mudança da distância entre este terminal (o central) com um da ponta. Sendo assim a alteração da resistência é proporcional ao deslocamento do cursor. Sua precisão depende do material com que a pista é feita.

   Há alguns fatores que influenciam na resistência do potenciômetro. Alguns tipos, por possuírem uma entrada aberta para a trilha, acumulam poeira e com isso ocorrem aumentos na resistência. Por possuir partes mecânicas móveis que regulam a resistência, o seu uso em máquinas que possuam vibração pode ocasionar, com o tempo, uma variação na mesma.

   Uma das aplicações mais populares do potenciômetro é aquele botão rotativo de volume dos rádios e das caixinhas de som. Porém aqui introduziremos o conceito de dois tipos de potenciômetros analógicos: o linear e o logarítmico.

   O funcionamento do linear é bastante fácil de entender, pois comportamentos lineares costumam ser bastante intuitivos. No potenciômetro linear, se eu rotacionar metade do cursor, eu vou obter metade da resistência para cada "lado". Se eu rotacioná-lo 75% do curso total, eu terei 75% da resistência total de um lado, e os 25% restantes do outro.

   Porém, como nossos ouvidos não seguem uma escala linear, e sim logarítmica, foram inventados os potenciômetros logarítmicos para aplicações sonoras, em geral. Nele, se eu colocá-lo na metade do cursor eu não obtenho metade da resistência, mas obtenho metade do som. Isso pois, como já mencionei, nossos ouvidos não obedecem uma escala linear, mas sim logarítmica. Mas isso vai ficar de assunto para outra postagem.

   Quanto a simbologia, o potenciômetro é desenhado da forma ilustrada na figura abaixo. Perceba que na simbologia há os terminais da extremidade, onde se encontra a resistência máxima nominal, e a terminação central de resistência variável.


   Agora vamos falar um pouco do trimpot. Não foi puramente preguiça que me impediu de fazer um post separado para o trimpot. A verdade é que eles são muito parecidos, porém usados para funções diferentes.


   O trimpot também consiste de uma resistência variável (na verdade, o termo mais apropriado seria ajustável). Porém difere do potenciômetro no modo como alteramos o valor de sua resistência. O ajuste do trimpot (pelo menos do tipo mais comum) é dado pelo aperto de um pequeno parafuso, que geralmente fica na sua parte superior ou frontal.


   A grande aplicação do trimpot é o uso para a calibração de aparelhos. Isso pois ele atinge valores mais precisos e é mais difícil alterar seu valor de resistência através de vibração. Quanto ao problema do pó, ele é mais resistente por não possuir aberturas tão salientes quanto o potenciômetro.

   Também é usado quando precisamos de uma resistência de valor não comercial. Por exemplo, se precisamos para o bom funcionamento de um aparelho uma resistência de 15 192 \(\Omega\), podemos usar um trimpot de 96 \(k\Omega\) e ajustá-lo precisamente nesse valor. E se depois eu descobrir que era melhor usar 17 576 \(\Omega\)? Simples, basta fazer alguns pequenos ajustes no trimpot. Simples, porém fascinante, não?

   E por hoje é isso. Sempre lembrando que a dissipação máxima de potência nestes componentes não deve passar de (no MÁXIMO!!!) 0,5 W, pois eles NÃO são feitos para dissipação de calor (experiência própria!). Lembre-se disso, e tudo funcionará maravilhosamente bem! Então estudem bastante, se cuidem e até a próxima...

14 comentários:

  1. Boa tarde será que vc poderia me ajudar com duvidas algumas duvidas que tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se souber, posso ajudar. Por favor, poste suas dúvidas. :)

      Excluir
  2. Excelente texto! estou estudando "por cima" esse tal de trimpot para poder não queimar o meu leitor original do dreamcast. foi bom saber que não posso passar de 0,5W.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil. Lembre-se que há muitos tipos de trimpots e potenciômetros, e alguns deles podem não aguentar nem 0.5W. Qualquer dúvida entre em contato pelos comentários.
      Abraço.

      Excluir
  3. Oi, amigo. Pode me ajudar? Preciso de um potenciômetro que tenha duas funções. Vc teria? O pot em questão teria de ser de volume e em sua rotação ele deve ter liga/desliga. Porem ele deve ser push pull. Seria para um amplificador pequeno onde o pot ligaria e desligaria o amp e o push pull ligaria e desligaria a distorção. Pode me ajudar? Grato. abs. Poderia me responder em amplivalvulado@hotmail.com ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente não tenho tal potenciômetro. Embora não tenha entendido o que você quis dizer com "potênciômetro push pull".

      Abraço.

      Excluir
  4. Muito bom seu blog. Mas seus gráficos não estão carregando, provavelmente link quebrado. Dá pra consertar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma fonte carregador automotiva ela deu problema no trimpot de regular a tensão nele está escrito 100k10 queria saber qual trimpot e compatível.

    ResponderExcluir
  6. alguém poderia me ajudar? como é o teste para identificar o tipo de potenciômetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Para testar, você pode identificar se existe algum conjunto de números e letras escritos nele. Se houver, busque o datasheet para uma descrição. Caso não exista, você pode remover o potenciômetro do circuito e medí-lo. Medindo entre as extremidades você terá a resistência total do potenciômetro (exemplo: 100K). Medindo da extremidade para o meio e girando a chave, você pode identificar se ele é linear ou não através da variação da resistência em função do giro.

      Excluir
  7. para que é utilizado o potenciômetro deslizante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia. Deslizante? Esses do post são todos deslizantes e são usados para volume de equipamentos de áudio, por exemplo. Se você se refere a deslizantes lineares, eu não sei onde são usados. Talvez naquelas mesas de DJs (mas eu chutei, não sei se aquilo são potenciômetros).

      Excluir
  8. boa tarde voce saberia me informar se tem como trocar um potenciometro por um trimpot?

    ResponderExcluir
  9. Exelente dia tarde ou noite
    Com certeza. , porem o trimpot e para ajustes prescisos e fixos

    ResponderExcluir