quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Analisando o KiCad


Olá a todos. Hoje vou dar uma dica super interessante para todos que gostam de eletrônica: é o software KiCad. Vamos então conhecer um pouco sobre seus recursos, suas vantagens e desvantagens.

CAD é a sigla para Computer-Aided Design, que traduzindo significa Projeto Assistido por Computador. Ou seja, a família CAD são softwares que auxiliam na elaboração de projetos com o uso de PC's. O KiCad especificamente faz projetos na área eletrônica. Com ele é possível executar todas as etapas do design de uma PCI, desde o desenho do esquema até a visualização 3D do projeto da placa. E o grande trunfo do KiCad é seu custo: zero!!!

Isso mesmo, você não leu errado. Por ser um software livre (open-source) qualquer um pode fazer download legal e gratuitamente e alterar seu código de funcionamento, conforme necessidades diversas. Há também o fato de ele ser constantemente atualizado, saindo uma versão nova por semestre, aproximadamente. A cada nova versão existem alguns novos recursos e a correção de pequenos erros, o que torna o software cada vez melhor.

O primeiro passo é criar um projeto, que funciona como se fosse uma pasta, onde todos os dados serão guardados. Depois de feito isso você pode começar desenhando o esquema elétrico do circuito. Aqui você conta com uma infinidade de componentes, CI's, conectores e outras coisas que eu ainda não explorei. Mas caso você não encontre o que procura, o KiCad ainda oferece a possibilidade de criar um módulo (como um CI, por exemplo) a partir da edição de um já existente. Depois de feito o esquema você pode inserir a referência dos componentes (por exemplo, R1, R2, C1, etc...), os seus valores (por exemplo, 220K, 15R, 2200uF). E para comprar os componentes, você não precisa ficar com papel e caneta na frente do monitor fazendo uma lista. Você pode mandar o KiCad fazer isso por você, gerando automaticamente uma lista que pode ser visualizada usando o Microsoft Excel, por exemplo. Esse exemplo é só uma das muitas funções que o KiCad possui na parte de elaboração de esquema elétrico.


Quanto a elaboração da placa propriamente dita, o KiCad também não fica para trás. Ele, além de contar com diversos componentes, conectores, tipos de encapsulamentos de CI's, etc, também permite a criação de um módulo. E, se você gerou um netlist (que significa "lista de nós" e é mais um recurso do programa) a partir do esquema do projeto, o próprio KiCad te indica onde fazer as ligações entre os componentes. Ele também permite você fazer trilhas em mais de uma camada de cobre, possibilitando, por exemplo, a criação de uma placa dupla-face, além de contar com inúmeros outros recursos que não teríamos espaço para mencionar aqui.


Com esse programa você terá a oportunidade de fazer projetos de forma muito mais organizada e eficiente. E se você ficou ansioso para baixar esse software clique aqui e veja um site onde você pode, além do KiCad, achar muitos outros programas úteis e gratuitos.

Por hoje era isso, então acho que vou encerrar por aqui. Até a próxima, se cuidem e estudem bastante. Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário