domingo, 17 de julho de 2011

A Importância do Inglês


Hi guys, what's up... ops... idioma errado... e aí galera tudo bem com vocês? Agora sim estamos falando a mesma língua. Hoje venho comentar sobre um assunto bem clichê: a importância do inglês. Todos nós já sabemos que o mundo está globalizado e tudo hoje tem, pelo menos, um pouco de estrangeirismo. Mas qual será a real importância dessa língua tão falada? É isso que investigaremos nesse post.

Como não quero comentar sobre a importância do inglês no geral (pois acredito que todos já sabemos), vou me focar na sua relevância para nossa área: eletro/eletrônica.

Quando você compra uma máquina, adivinha em qual língua vem o manual? Inglês! Pode até vir em português também, mas o inglês está sempre lá. Já houve casos de eu ter que fazer a ligação de máquinas industriais. Coisa bastante simples. Basta ligar os fios certos na tomada! Mas, por curiosidade, resolvi dar uma olhada no manual. Lá estavam todas as instruções em inglês, mas nada de português. Como eu até que me viro bem, não tive problemas com a leitura do manual. Aquela foi uma das ocasiões que o inglês me ajudou.

Outra situação em que ele me ajudou foi quando resolvi procurar algumas informações técnicas sobre o CI (Circuito Integrado) LM317. Esse circuito é um regulador de tensão com 3 terminais, muito usado para montagem de fontes variáveis. Abrindo o site do fabricante encontrei todas as informações imagináveis sobre esse componente; todas em inglês! Novamente (e felizmente!) não tive problemas em entender.

Eu estou fazendo curso de inglês já faz um tempinho. Não sou fluente, mas já me viro bem. Hoje já começo a perceber o retorno que esse estudo pode me trazer. Realmente o estudo de uma língua estrangeira (em especial, o inglês e o espanhol) é um investimento necessário para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. Arrisco a dizer que, daqui alguns anos, esse conhecimento não será um destaque, pois muitas pessoas já terão acesso a esse tipo de educação extracurricular. Nesse caso, o conhecimento de uma segunda língua deixará de ser um diferencial e passará a ser algo padrão para os indivíduos. Mas isso não passa de um palpite próprio.

Porém o que posso afirmar é que um curso de línguas hoje pode ser um diferencial para seu currículo. Ainda mais para o profissional que trabalha com tecnologia e máquinas que são quase sempre importadas. Além do lado profissional, é um diferencial para o lado pessoal de sua vida. Ter esse conhecimento será útil caso, por exemplo, você queira fazer uma viagem internacional, traduzir músicas, etc. Tendo o conhecimento você o usa como bem entender. Mas como é aprender um novo idioma?

Muitas vezes não é barato e nunca é fácil. Quanto ao custo, existem vários sites que permitem a aprendizagem gratuita do inglês. Não vou postar links mas lembre-se que o Google é seu amigo. Quanto ao esforço, esse sim deve ser enorme. Fácil nunca é, e o estudo exige prática dedicada e frequente (diária, se possível). Mas saiba que o esforço vale à pena e trará retorno no futuro: retorno na vida profissional, social e pessoal.

Era isso por hoje. Falei o que provavelmente todos já sabiam. Se por acaso alguém que ainda não sabia passou por aqui, ficou sabendo. Acredito que não só o estudo de línguas, mas o estudo em geral, é o melhor investimento que alguém pode fazer. Esse sempre tem retorno. Pergunto-me por que o nosso país não pensa como eu e muitos outros que sei que compartilham do meu pensamento. Enquanto nosso Brasil não resolve dar a volta na situação, eu deixo o melhor conselho que eu consigo dar: estudem para que juntos possamos mudar esse país.

"As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são as que realmente mudam"

Não faço a menor ideia de quem disse a frase acima, mas concordo. Estudem e até a próxima. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário