sexta-feira, 15 de julho de 2011

Férias \o/

Agora são exatamente 2h55min da manhã e eu estou no PC escrevendo este post. Mas eu não dou a mínima sabe por quê? Por que estou de férias!!! E para aproveitar esse primeiro dia de liberdade decidi montar um projetinho que sempre me faz muito feliz: uma fonte ajustável CC de 0 a 30V.

Abaixo estão as fotos da minha organização pré-montagem.



Gostaria de relatar alguns acontecimentos interessantes que ocorreram durante a montagem. Após o primeiro teste eu esqueci que os capacitores de filtragem estavam carregados. Quando fui fazer a ligação de um jumper, acabei por curto-circuitar os capacitores. Obviamente a descarga dos mesmos gerou uma faísca e, obviamente, essa faísca me deu um susto.
Outro susto levei após fazer a ligação de um diodo. Percebi que a regulagem de tensão havia parado de funcionar e, logo depois, estava saindo fumaça do CI LM-317. Feito o erro, desliguei o circuito da alimentação e conferi tudo. Por precaução troquei o CI e continuei metendo ficha. Para fechar com chave de ouro, vou relatar o teste final. Liguei uma carga de um resistor e um LED no fonte, com a tensão regulada no mínimo. Fui aumentando a tensão e, consequentemente, o LED começou a brilhar. Minha curiosidade (sempre minha curiosidade) me fez continuar a aumentar a tensão, para ver até onde o LED aguentava. Moral da história: O LED queimou e saiu mais fumacinha do circuito. Creio que havia alguma ligação errada nele. Enfim, novamente desliguei o circuito da alimentação e fui fazer a necropsia da fonte. Aparentemente não houve danos aos componentes. Uma tarde cheia de emoção que acabo por relatar nesta madrugada. Fotos do circuito abaixo, porém sem o transformador.



Infelizmente um LED (componente eletrônico que eu mais amo) foi sacrificado. Fiz toda a cerimônia fúnebre, que consiste em enrolar seus terminais, para que todos aqueles que o vejam saibam que ele está queimado. Quanto ao projeto de fontes, mais adiante eu falarei sobre eles aqui. Por enquanto estou trabalhando em outras postagens enquanto aprofundo meus estudos sobre esse incrível tipo de circuito, que são as fontes de tensão. Deixo então aquele abraço e até a próxima, com mais emoções, sustos e surpresas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário