sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Riscos da Eletricidade!

Quais são os riscos de trabalhar com eletricidade? Por que a tomada "gruda" a gente? Por que o choque elétrico dói? Essas são perguntas frequentes e são o tema do post desta semana. Vamos começar por uma pergunta bem básica: Por que a eletricidade pode matar?

O choque elétrico é o fenômeno que ocorre quando o corpo é percorrido por uma corrente elétrica. Durante o choque elétrico o corpo funciona como um condutor que apresenta uma certa resistência. Os danos do choque elétrico variam desde simples sustos até queimaduras graves, fibrilação e morte.
Um dos fatores que influi nos danos causados é o caminho da corrente que atravessa o corpo. Por exemplo, uma corrente que atravessa coração é mais perigosa que uma que não o atravesse, pois cria um maior risco de fibrilação, que pode causar parada cardíaca. Outro fator é a duração do choque. Descargas rápidas (mas extremamente rápidas), mesmo que tensões consideráveis, não causam tantos danos como choques de maior duração.

Mas por que as vezes ficamos grudados? E por que as vezes somos jogados para trás? Bem, o cérebro, para controlar os músculos, envia estímulos. Quando levamos um determinado choque, a eletricidade causa uma contração muscular e o cérebro já não consegue mais controlar o músculo. Logo, depende de como tomamos o choque. Se pegarmos um fio energizado na palma da mão, a contração fará com que fechemos a mão, e o músculo não irá mais responder ao cérebro, fazendo com que não consigamos tirar a mão do fio. Se simplesmente encostarmos no fio, a contração dos músculos das pernas pode fazer você se jogar para trás. Logo, depende de como se dá o primeiro contato com a eletricidade.

E para que serve o aterramento? Bom, imagine que um fio fase se desprenda e toque a carcaça metálica do seu fogão, ou de seu chuveiro. Então ocorre fuga de corrente elétrica. Agora, quando você tocar esses aparelhos, você fechará um circuito para a terra e levará um choque elétrico. Se o sistema de aterramento foi feito corretamente (o que raramente é) isso não irá acontecer. O aterramento é um sistema que aumenta a segurança e pode salvar vidas. Um aterramento ideal tem resistência abaixo de 10 ohms, o que faz a corrente elétrica prefirir passar pelo sistema de aterramento, e não por você.

A gravidade de um choque depende da tensão? Em geral sim. Pela Lei de Ohm vemos que a corrente é proporcional a tensão. Mas um gerador de alta tensão que produza pouca corrente, pode não ser suficiente para matar.

Por que a pilha não dá choque? As pilhas normais (1,5V) e mesmo baterias pequenas (9V) não possuem tensão suficiente para fazer circular grande corrente pelo corpo humano. Graças a isso, elas são bastantes inofencivas. É mais fácil se machucar se uma delas cair na sua cabeça (ou for atirada por alguém!). Internacionalmente é considerado uma tensão acima de 50V como perigosa.

Enfim, esse post não é para assustar ninguém. Ele serve para esclarecer algumas dúvidas comuns. Toda vez que lidamos com eletricidade devemos tomar cuidado. Não importa se é a milésima vez que lidamos com eletricidade ou com tal aparelho. Se não tomarmos todos os cuidados...... a milésima vez pode ser a última! Fica então a dica, cuide-se. Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário