segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente

Você pode estar se perguntando o que esse monte de entulho eletrônico está fazendo aqui. Bom, lixo eletrônico é o tópico do post da semana. Muitas pessoas não sabem como se desfazer corretamente de seus aparelhos usados. Muitos acabam jogando no lixo seletivo ou até mesmo no orgânico. Mas qual é o modo correto de despachar este tipo de lixo? E quais são os perigos que eles trazem para o meio ambiente? Essas são dúvidas comuns que serão esclarecidas neste post.

O problema do lixo eletrônico é que muitas vezes ele não é tratado adequadamente. Ele acaba sendo enterrado em aterros sanitários e os componentes, que muitas vezes contém resíduos tóxicos, acabam contaminando o solo e os lençóis freáticos da região. Entre estes resíduos tóxicos estão metais pesados, semimetais e diversos compostos químicos. Para fugir dessas consequências basta descartar o lixo eletrônico corretamente. Mas como podemos fazer isso?

Há alguns postos de recolhimento de lixo eletrônico. Fale com os vendedores de produtos e peça se as lojas fazem recolhimento de aparelhos descartados. Infelizmente no Brasil tais postos são raros e a população muitas vezes não tem acesso a eles. Mas conforme o Brasil se desenvolve tecnologicamente, tais postos vão se tornar necessários e, espero eu, mais comuns. Mas o que é (ou deveria ser) feito com esse tipo de lixo?

É possível reaproveitar algumas partes e componentes de aparelhos inutilizados. O que não pode ser reaproveitado é moído e exportado para uma usina (processo chamado de descaracterização). Lá é realizado o processo de desintoxicação, filtração de dioxinas (C4H4O2, que é extremamente tóxica para alguns animais), liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.

Um dos itens de difícil reciclagem são monitores e TV's. O principal problema do descarte de tais aparelhos são os chamados tubos de raios catódicos, presente em TV's e monitores "de tubo". Quando descartados incorretamente eles podem causar sérios danos ao meio ambiente. Ao se desfazer desses aparelhos seria correto encaminhá-los a empresas especializadas que ofereçam um processo de reciclagem ambientalmente correto. Neste processo (pelo menos no processo que eu vi no youtube) eles separam cada parte do monitor (placas, plásticos, cabos, etc.) e depois tratam adequadamente dos tubos de raios catódicos.

Infelizmente nosso país está longe de ter uma coleta de lixo eletrônico adequada. Mas, como somos um país em grande desenvolvimento, quem sabe um projeto desses em breve não seja posto em prática. Enquanto não há um programa nacional da coleta e separação desse tipo de lixo, há também a possibilidade de encontrar projetos comunitários de recolha e envio do lixo eletrônico à empresas ecologicamente responsáveis. Por hoje é só e lembrem-se: Save the Planet! Até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário