sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lâmpada Série


Hoje trago um projeto simples, porém útil: A Lâmpada Série! Mas, antes de construí-la, vamos ver o que ela é e o que ela faz.

A Lâmpada Série é, basicamente, uma lâmpada colocada em série entre a rede e o equipamento que ligaremos. O efeito causado por essa ligação é o fato de a corrente de curto circuito se tornar igual a corrente nominal da lâmpada, que para uma lâmpada de 60W para uma rede de 220V equivale a 272,7mA. Mas para que isso serve?

Imagine um circuito que possui na sua entrada um fusível (na verdade, não é preciso muita imaginação, pois muitos possuem de fato). Então, dentro de um circuito um componente estraga, acaba fechando um curto e o fusível queima. Então você recebe o equipamento com um fusível queimado e uma reclamação: parou de funcionar! :(

Você localiza o que você acredita ter sido o problema. Troca o componente, repõe um fusível e liga na tomada. E se você tiver trocado o componente errado? Então ainda haveria um curto no circuito e você queimaria outro fusível. Já com uma lâmpada série disponível, o fusível não queimará (desde que ele aguente a corrente nominal da lâmpada). Então a lâmpada série economiza fusíveis e alguns sustos. Então ele funciona como um detector de curto-circuitos e um limitador de corrente. Porém a detecção é feita "de olho". Você tem que "decorar" o brilho máximo da lâmpada, que é o indicador de curto.

Abaixo está a imagem do esquema elétrico da Lâmpada Série:



Aqui está uma imagem de uma lâmpada série montada, com a saída curto-circuitada:


As dicas dadas para a montagem é o uso de lâmpadas de 40W ou 60W. Podem ser usadas até lâmpadas de 100W, porém elas permitem uma corrente mais alta. Lâmpadas abaixo de 40W não são aconselhadas, pela corrente extremamente limitada que permitem.

Bem, a minha montagem da lâmpada série foi feita num suporte de papelão [:(] e como eu não tinha uma tomada os fios ainda estão soltos [:(], mas, enfim, uma lâmpada série é uma lâmpada série. E por ser um instrumento útil eu encorajo a fazerem uma. Porém, tenham aquele cuidado de sempre na montagem, pois a  eletricidade pode ser fatal, e era isso. Agora é só aproveitar esse instrumento caseiro de importância incalculável para todos os amantes da eletricidade. Um abraço e até a próxima.

4 comentários:

  1. Muuuuito Bom!
    Precisei fazer um destes para testar uma ligação em um Ventilador antigo:

    porem o meu foi fio simplismente ligado na lampada, mas resolveu o problema:

    http://www.youtube.com/watch?v=ByB8qPufX8g

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito bom o Blog .
    Visite: QSL do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito bom o Blog .
    Visite: QSL do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião.

      Visitei seu blog e achei muito interessante também!

      Excluir