sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Introdução sobre Fontes de Alimentação


Olá a todos. Hoje falarei sobre fontes de alimentação, porém, por enquanto, será apenas uma introdução aos aspectos mais básicos desses dispositivos. Falarei o que eles fazem, comentarei sobre os tipos de fontes, enfim, nada muito detalhado. Claro que essa introdução nos guiará futuramente a um maior aprofundamento no tema. Então vamos começar logo...

Praticamente todo o equipamento eletrônico que possuímos possui transistores. Seja uma televisão, rádio, computadores, não importa. Toda a eletrônica moderna está fundamentada na tecnologia dos transistores. E os transistores precisam de uma tensão contínua para operar. Porém é mais barato para as concessionárias de energia transmitir em tensão alternada. Então temos de um lado a tensão alternada da rede e de outro a necessidade de uma tensão contínua. E são as fontes que atam as duas pontas dessa história.

Vamos analisar o diagrama de blocos de uma fonte linear (posteriormente comentarei o que isso significa).


Primeiro vemos que a entrada é tensão AC que pode ser 127V ou 220V, que são as tensões mais comuns. O primeiro passo nesse tipo de fonte é usar um transformador para rebaixar a tensão para valores como 9V, 12V ou 15V, por exemplo.

Após a etapa de transformação usamos a retificação, que pode ser de meia onda com 1 diodo, onda completa com 2 diodos ou onda completa em ponte, que utiliza 4 diodos. Esta etapa transforma a tensão alternada em uma tensão contínua pulsante. Para mais detalhes sobre a etapa de retificação, veja a postagem: "Circuitos Retificadores: Visão Geral".

A próxima etapa, que é a filtragem, transforma a tensão contínua pulsante em uma tensão contínua quase perfeita. Mas essa tensão contínua apresenta, quando a fonte é ligada a uma carga, uma oscilação chamada Tensão de Ripple. Para eliminar esse fator incômodo existe ainda outra etapa...

...Chamada de Regulação. Esta última etapa tem por objetivo eliminar por completo a tensão de oscilação.  É claro que não elimina totalmente, mas remove boa parte. Esta última etapa pode consistir em regulação com diodo zener, com emissor zener, existem também alguns circuitos com transistores e, por último, reguladores em CI, como a família 78XX para tensões positivas e 79XX para tensões negativas.

E esse é o diagrama de blocos de uma fonte de tensão linear simples. É comum adicionar em paralelo com a saída um capacitor de 100nF para filtrar qualquer ruído de alta frequência que possa surgir da fonte para o circuito ou vice-versa. A partir desse diagrama de blocos são construídos os esquemas elétricos, que podem ser bem simples, ou incluir algumas outras particularidades a fonte. Mas, de qualquer forma, o básico de uma fonte está aí. Mais adiante discutirei mais detalhadamente alguns aspectos da fonte e mostrarei alguns esquemas elétricos. Enquanto isso continuem estudando e se cuidem. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário