domingo, 25 de outubro de 2015

Exercício Resolvido ENEM 2015: Caderno 6 Cinza, Matemática, Questão 136

Olá a todos. Vou fazer uma série de posts das questões do ENEM. Mais especificamente algumas questões de matemática do caderno cinza (caderno 6). A escolha desses exercícios foi feita a partir de questionamentos do meu amigo que emprestou-me a prova.

A primeira questão que vou tratar é a questão 136.


Enunciado

No contexto da matemática recreativa, utilizando diversos materiais didáticos para motivar seus alunos, uma professora  organizou um jogo com um tipo de baralho modificado. No início do jogo, vira-se uma carta do baralho na mesa e cada jogador recebe em mãos nove cartas. Deseja-se formar pares de cartas, sendo a primeira carta a da mesa e a segunda, uma carta na mão do jogador, que tenha um valor equivalente àquele descrito na carta da mesa. O objetivo do jogo é verificar qual jogador consegue o maior número de pares. Iniciado o jogo, a carta virada na mesa e as cartas da mão de um jogador são como no esquema.

Alternativas
a) 9
b) 7
c) 5
d) 4
e) 3

Desenvolvimento

Essa questão exige conhecimento nas várias formas de representar um número. Quais formas são essas? Formas de fração, forma decimal e porcentagem.
A carta da mesa exibe a fração 6/8. Essa fração pode ser simplificada para 3/4 dividindo-se o numerador e o denominador por 2. Representando na forma decimal, a fração 3/4 é 0,75 que, na forma de porcentagem, equivale a 75%.
Portanto, das cartas da mão, as que possuem valor equivalente a carta da mesa são 3/4, 75% e 0,75.

É isso nesse post. Encontrou algum erro? Tem alguma sugestão ou crítica? Por favor, deixe um comentário! Assim que eu tiver tempo (o que deve ocorrer nos finais de semana) eu leio!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário