domingo, 13 de maio de 2012

Tinta Condutiva - Reparo em Controles Remotos

Olá a todos. Já estava indo dormir quando resolvi procurar algo para ler sobre conserto de controles remotos, e achei um texto muito interessante.

Todo mundo já teve um controle remoto que, para alguma função funcionar, você tinha que pressionar alucinadamente o botão e, às vezes, nem isso adiantava. Minha vó teve um problema desse tipo e eu fui lá ver o que estava acontecendo (Nota: nunca tinha aberto um controle remoto! =/). Eu reparei que cada botão era constituído por uma espécie de "trilha interrompida". Quando o botão era pressionado, fazia uma membrana de borracha encostar nessa trilha e estabelecer um caminho para a corrente. Como borracha é isolante, a parte que fechava esse contato era pintada com uma tinta preta, que eu logo deduzi que deveria ser condutora. Os botões cujas funções não funcionavam possuíam essa tinta desgastada, quase inexistente. Logo pensei: tenho que colocar uma coisa condutora ali.

Veja, leitor, a ideia genial de vosso colega aqui. Peguei um papelzinho, pintei bem forte de lápis e colei ali. Funcionou um dia, e daí parou de funcionar. Não sei se o papel descolou ou se o grafiti desgastou-se, pois logo em seguida minha vó mandou o controle para o conserto especializado. O cara do conserto deve ter pensado: Mas que porra é essa que esse Peludu fez aqui (quem não conhece o Peludu, procure aqui no blog).

Mas então pessoal. Procurando na internet achei um site que mostra como fazer uma tinta condutora, justamente para resolver esse problema que é tão corriqueiro. O que é bom saber, pois, embora a tecnologia de televisores evolua muito, a tecnologia de controle remotos, pelo menos na parte física deles, continua praticamente inalterada. A fórmula dessa tinta consiste em meio vidro de esmalte incolor adicionado de pó de grafite, aquele usado em fechaduras e dobradiças. Você deve adicionar grafite até que a mistura fique consistente de grafite, já que é ele que irá servir de condutor.

Ao aplicar em uma membrana de borracha de um controle, você deve deixar a tinta secar por, no mínimo, 40 minutos, e tomar cuidado para não aplicar demais.

Segundo o site e em teoria, a tinta funciona, e fazê-la custa cerca de 4 vezes menos que comprar uma tinta pronta. Não sei se ela se desgasta rapidamente mas tenho um controle remoto aqui apresentando indícios desse problema então acho que em breve testarei essa técnica caseira.

Como referência, o site do qual li este texto está no link abaixo, e é um site muito interessante, cheio de técnicas simples e coisas que valem à pena serem vistas.

http://comunidade.bemsimples.com/tecnologia/w/tecnologia/TINTA-CONDUTIVA.aspx

Após esse texto-relâmpago vou me despedir, pois tenho que dormir. Abraço a todos os curiosos da eletrônica. Se cuidem, continuem estudando e até a próxima.

Em um comentário publicado pelo leitor di assis, ele sugere que seja adicionado ao esmalte algumas gotas de cola super bonder, pois, segundo ele, sem essa mistura o esmalte resseca muito facilmente. Obrigado pela dica. Estou ansioso para tentar essa mistura. Valeu pela dica. ;) Abraço...

9 comentários:

  1. Esta fórmula (esmalte + grafite) é aplicada na membrana ou na placa? Fiquei em dúvida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é aplicada na membrana. E deve-se esperar ela secar bem para usar a membrana novamente, senão a tinta irá manchar a placa podendo inclusive unir as trilhas do botão. Dessa forma o botão ficaria "pressionado".

      Você pretende fazer? Se fizer e puder dar um retorno para dizer como ficou, eu agradeceria. Abraço.

      Excluir
  2. muito obrigado ,economizei 70,00 ,mas se me permite ,quero acrescentar algo á formula , pois o esmalte resseca e sai logo ,é só acrescentar algumas gotas de s. bonder e a formula fica perfeita , ha mais de tres meses não preciso refazer o reparo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado pela dica, que será anexada ao post do blog. Abraço e bom fim de ano...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz o esmalte seca e ela sai da borracha mais vou adicionar cola bonder pra ver se melhora mas funciona

    ResponderExcluir
  5. Para uma condutividade total esta mistura deve ser feita com pó de cobre ou de prata, que são materiais de alta condutividade.

    ResponderExcluir