terça-feira, 19 de julho de 2011
Educação ou Robotização?
As crianças são tão legais. Eu acredito que elas sejam muito mais interessantes que os adultos. Talvez isso tenha a ver com o fato de, no fundo, eu ser uma eterna criança. Enfim... Sua inocência, sua curiosidade, sua vontade de explorar são qualidades incríveis. Mas parece que ao longo do tempo essas virtudes se perdem. Então na escola elas já estão extremamente desinteressadas, sem aquela necessidade de aprender que tinham antigamente. Mas o que houve ao longo dessa trajetória?
O problema começa em casa, com pais sem tempo de dialogar com seus filhos e responder suas perguntas aparentemente triviais. Por que a grama é verde? Por que a lua é redonda? As respostas dessas perguntas incluem conceitos como clorofila e fotossíntese ou a ação do campo gravitacional sobre os corpos. Mas ao invés de um diálogo sobre os assuntos tudo o que a criança escuta é o quanto seus questionamentos são bobos. Suas perguntas são retalhadas e toda sua curiosidade minada por pais que se esquecem de como faz bem a curiosidade para a criança.
Ao chegar à escola, já sem mais aquele vívido sentimento de questionamento, o aluno começa a aprender diversas coisas. Porém a forma como as matérias são apresentadas é completamente maçante e acaba por desestimular ainda mais o jovem estudante. Dessa forma, o sistema educacional se mostra extremamente eficiente em ensinar uma criança a decorar, mas falha em ensiná-la a pensar.
Essa criança cresce, passando (ou não) série por série. Chega ao ensino médio sem a capacidade de usar seu senso crítico ou pensar por conta própria. Dessa forma o adolescente fica perdido, alheio quanto a assuntos importantes, como preservação ambiental ou temas políticos. Muitos se formam sem saber o que faz um deputado, senador, vereador, etc. Se "formam" sem saber o que é a camada de ozônio, ou as causas do aquecimento global. Se "formam" sem saber resolver simples equações de primeiro grau. Se "formam" sem saber quantos estados existem em nosso belo país. Se "formam" sem saber escrever de forma adequada. Se "formam" sem saber nada sobre as guerras mundiais. A pergunta que fica é: que tipo de formação é essa?
E com isso (e aqui chegamos talvez ao grande "X" da questão) temos uma sociedade de cidadãos que, por não terem sido ensinados a pensar, não conseguem exercer plenamente sua cidadania. Ficamos assim com um país formado por uma grande massa de pessoas facilmente manipuladas por promessas e um palavreado bonito de políticos sem um pingo de vergonha na cara.
Onde está a solução para todo esse problema. Seria complicado corrigir os políticos, pois esses são incorrigíveis. O poder já corrompeu seus corações há muito tempo. Então talvez a solução fosse corrigir o sistema educacional? Talvez, mas não acredito que isso aconteça enquanto nosso governo seja constituído por pessoas mal-intencionadas. O que creio ser o início de uma sociedade melhor seria corrigir nossos lares. Lá na base de toda essa pirâmide de erros, está uma criança. Formando uma boa criança, estaremos, indiretamente, criando um bom adulto, um bom cidadão, que se tornará um bom profissional em várias áreas da sociedade. Teremos assim bons médicos, dotados de ética e amor pelo próximo. Bons advogados, que não trabalham simplesmente para defender bandidos. E, se não for sonhar de mais (porém, se for, me deixe sonhando) bons políticos, que transformem esse país naquilo que ele há muito deveria ser: um país desenvolvido, no mais pleno sentido dessa palavra.
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