quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um ensaio sobre a Educação Brasileira

Hoje venho até vocês para comentar um assunto muito sério e preocupante. Venho falar da educação desse nosso Brasil. Com certeza esse é um tema batido e aqui, infelizmente, vai ser mais do mesmo, mas eu não poderia deixar de expressar minha opinião.

Bom, primeiro vamos considerar que a sociedade é formada pelos indivíduos que a compõem. Claro que não é assim tão simples, mas esse é um bom modelo para começarmos. Sendo assim concluímos que o Brasil no futuro será constituído pelas pessoas que hoje são jovens. Sabemos também que estes jovens passam uma boa parte de sua juventude dentro de uma escola, e que sua formação pessoal e profissional depende muito do ambiente onde esse jovem estuda. Agora podemos fazer um primeiro questionamento. Será que o ambiente escolar é o ideal?

Infelizmente começamos com uma resposta negativa. É claro que existem muitas escolas boas espalhadas por aí. Porém eu acho que qualidade não deveria ser um diferencial, e sim algo padrão para todas as escolas do país. Mas o que vemos são escolas em condições precárias, ou comunidades sem uma escola acessível. E há ainda problemas dentro das escolas boas, como o bullying, que todo mundo vê e tapa os olhos.

Outro questionamento que podemos fazer é sobre a qualidade do ensino. Acredito que para saber isso basta ver os resultados das pessoas que já passaram pela escola. O resultado é espantoso. Pela revista Cálculo, apenas 11% dos alunos saem do ensino médio com conhecimentos satisfatórios em matemática. O problema é que esses números baixos se repetem em todas as outras matérias. É claro que há problemas na estrutura de algumas escolas. Mas não sou hipócrita de achar que é só esse o problema. A infeliz verdade é que muitos dos alunos não se empenham nos estudos de nenhuma matéria. Concordo que se dedicar em tudo é complicado, mas não se dedicar em nada mostra a falta de comprometimento da juventude com o seu próprio futuro e com o futuro de sua nação.

Entre problemas como desorganização governamental e falta de comprometimento está o nosso falho sistema educacional. Já faz muito tempo que o Brasil é o país do futuro. E eu concordo que somos uma nação com muito potencial. Mas como iremos prosperar se das nossas escolas saem poucas pessoas preparadas para ser um bom engenheiro, um bom médico e, o que é pior, um bom cidadão. Se a educação não mudar para melhor nós sempre seremos o país do futuro, que corre, corre, mas nunca alcança nada. Para encerrar o post deixo um último comentário sobre a educação do nosso país:

"Obviamente isto está errado. A pergunta é: onde?"

Um grande abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário