sábado, 1 de março de 2014

Não Jogue Fora: Conserte!

Não jogue fora, conserte. Essa era a frase estampada na capa da revista Galileu, de fevereiro de 2014. Fazia chamada para um excelente artigo falando sobre a cultura do conserto, de grupos de pessoas que se opõem à obsolescência programada e clamam pelo direito de seus equipamentos serem facilmente consertáveis. Assim, no meio da matéria, descobri o site iFixit, que reúne diversos guias e manuais de reparos de diversos produtos diferentes, como celulares e consoles, e tudo gratuito!

Ainda não explorei completamento o site, mas com certeza é muito útil saber que ele existe. E, por isso, compartilhei esta descoberta aqui no blog. Aproveito para recomendar a revista Galileu, que me pareceu ser uma ótima revista, com diversas matérias interessantes.

Enfim, é isso. Espero que essa informação seja útil para alguém. Obrigado pela atenção e até a próxima! E lembrem-se: continuem estudando, que eu também continuarei! Abraço!

Resumo da Série de Eletrônica Digital

     Olá a todos. A algum tempo me empenhei em escrever uma série de posts sobre eletrônica digital e que, com o último post sobre memórias, eu dei como concluída (muito embora, no futuro, possam ser acrescentados mais posts a ela!). Com isso acho conveniente escrever um resumo, que mais serve como um índice da série, com os links de cada post, assim como fiz com a série de conversores chaveados.
     Caso seja necessário acrescentar outro post nessa série, esse índice será atualizado. Como saberei se outro post é necessário? Com a ajuda de vocês, leitores! Assim, qualquer sugestão tipo "ei, faltou um post sobre tal assunto" será útil para indicar o que faltou na série.
     A ideia principal é, após o fechamento de outra série em andamento, sobre linguagem C, iniciar uma série sobre microcontroladores PIC.
     Então, sem mais delongas, vamos ao índice, que busquei organizar no sentido de pré-requisitos, ou seja, para ler um post qualquer é necessário do conhecimento dos anteriores:


     Aí está o sumário dessa série, que espero que possa ajudar todos que precisarem e, por favor, eu, como estudante de engenharia de controle, me importo muito com o feedback. Sugiram nos comentários, se vocês acham que falta algo. O post sobre o circuito para senha de cofre, por exemplo, surgiu como sugestão de um leitor.

   Obrigado pela atenção. Abraço e bom início de semestre a todos. Lembrem-se: continuem estudando, que eu também vou! Fui.

Atualizado pela última vez em: 01/03/2014.